Olá pessoal! Este espaço é para todos que desejam praticar e testar seus conhecimentos em Língua Portuguesa. Dedico especialmente aos meus queridos alunos do Colégio Dávilohn. Aqui poderemos estender nossas aulas de uma forma prática e prazerosa. Amo vocês!

7° ano



Nome:
Nº:                      Série:  7º                     Data:

Atividade nº 04

Assunto da atividade:
Gramática

Conteúdos presentes nesta atividade:
Tipos de sujeito;
Ortografia: eu ou mim?
Adjunto adverbial;
Modos verbais;
Palavras homônimas.

1."Pagam bem lá?" Nesta oração o sujeito é:
a) oculto
b) simples
c) indeterminado
d) oração sem sujeito

2. "Precisa-se de operários para a obra." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito

3. "Os livros escolares devem ser tratados com carinho." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito

4. “Meu amigo José estuda à noite.” Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) indeterminado
b) composto
c) simples
d) nenhuma das anteriores

5. "Entusiasmo, garbo e disciplina caracterizaram o desfile." Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) indeterminado
b) composto
c) oração sem sujeito
d) simples

6. Numere as frases, de acordo com os tipos de sujeito presente nelas:
 ( 1 ) sujeito simples
(2) sujeito composto
(3) sujeito oculto (desinencial)
(4) sujeito indeterminado
(5) oração sem sujeito

 (    )  Havia muitas notas baixas na prova.
(    ) Nesta escola encontram‑se alunos inteligentes.  
(    ) Falaram muito de você no clube.
 (    ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.
(    ) Conversávamos todos os dias após as aulas.
(    ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.

7. Complete com “eu” ou “mim”

- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;


a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.


8. O modo verbal que indica uma ação duvidosa, incerta é o: 
a) subjuntivo 
b) indicativo 
c) imperativo 
d) imperativo do subjuntivo 

9. O modo verbal que indica uma ação real, concreta é o: 
a) subjuntivo 
b) indicativo 
c) imperativo 
d) imperativo do subjuntivo 

10. O modo verbal que indica uma ordem, pedido é o: 
a) subjuntivo 
b) indicativo 
c) imperativo 
d) imperativo do subjuntivo 

11. Classifique os adjuntos adverbiais que estão em negrito e sublinhado:
a) Atualmente os alunos lêem muito pouco.
__________________________

b) De canoa, enfrentaram as corredeiras do rio São Francisco.
__________________________

c) Não saíram por causa da chuva.
__________________________

d) Talvez vá a São Paulo com meu pai.
__________________________

12. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas com as palavras homônimas.
a)O ________ (extrato-estrato) da conta bancária é, por si só, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital (incerto-inserto).

a) extrato – xeque – inserto;
b) estrato – cheque – incerto;
c) extrato – cheque – inserto;
d) estrato – xeque – incerto;
e) extrato – xeque – incerto.

b) “Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”

a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;
d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.