Olá pessoal! Este espaço é para todos que desejam praticar e testar seus conhecimentos em Língua Portuguesa. Dedico especialmente aos meus queridos alunos do Colégio Dávilohn. Aqui poderemos estender nossas aulas de uma forma prática e prazerosa. Amo vocês!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VERBO



VERBOS

Veja as frases abaixo:

As crianças brincam no quarto.

Ele estuda espanhol.

Nós marcamos o nosso exame.

As palavras em destaque nas frases acima são verbos. Verbo é a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza.

Verbos que indicam ação:

Ela estudou muito para a prova

Verbos que indicam estado:
Ela está feliz por vê-lo recuperado

Verbos que indicam fenômeno da natureza:
Choveu muito forte ontem

Exemplos de verbos que indicam:

AÇÃO

ESTADO
FENÔMENO DA NATUREZA
Ela brincou comigo
Henrique está em pé
Relampejou sem parar
Nós estudamos ontem
Eles são felizes juntos
Chovia fortemente
Vocês ouvem som alto
Eu fiquei horas aqui
Trovejará esta noite


MODOS DOS VERBOS ou MODOS VERBAIS:
O modo indica a circunstancia em que o fato do verbo pode acontecer. São três os modos verbais:

Modo indicativo: exprime um fato certo, o fato é ou foi uma realidade.

Exemplo: 
Comprei um carro.

Modo subjuntivo: exprime um fato incerto, duvidoso.

Exemplo: 
Talvez eu compre um carro.

Modo imperativo: exprime uma ordem ou um pedido.

 Exemplo: 
Compre um carro.

Exemplos de verbos nos modos verbais:
INDICATIVO
SUBJUNTIVO
IMPERATIVO
Eu dancei a noite toda
Talvez eu dance a noite toda
Dance a noite toda!
Nós limparemos tudo
Se você limpasse tudo seria melhor
Limpe tudo agora!
Nós sairemos agora
Quando você sair será tarde
Saia agora!


TEMPOS VERBAIS
Os tempos verbais variam conforme os modos verbais. Comecemos pelos tempos verbais no modo indicativo, aquele que exprime um fato real, concreto.
No modo indicativo, temos 6 tempos verbais:

1.Presente
2.Pretérito perfeito
3.Pretérito imperfeito
4.Pretérito mais que perfeito
5.Futuro do presente
6.Futuro do pretérito

1.Presente - Expressa um fato atual.

Por exemplo:
Eu estudo neste colégio.

2.Pretérito Perfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Trata-se de um fato ocorrido há pouco tempo.

Por exemplo:
Ele estudou as lições ontem à noite.


3.Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Trata-se de um fato ocorrido há muito tempo.

Por exemplo:
Ele estudava as lições quando foi interrompido.


4.Pretérito-Mais-Que-Perfeito - Expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado.

Por exemplo:
Ele já estudara as lições quando os amigos chegaram. (forma simples)

5.Futuro do Presente - Enuncia um fato que deve ocorrer num tempo posterior com relação ao momento atual.

Por exemplo: 
Ele estudará as lições amanhã.


6.Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado.

Por exemplo:
Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.


No modo subjuntivo, temos 3 tempos verbais:

1.Presente - Enuncia um fato que pode ocorrer no momento atual.

Por exemplo:
É conveniente que  eu estude para o exame.


2.Pretérito Imperfeito - Expressa um fato passado, mas posterior a outro já ocorrido.

Por exemplo:
Se eu estudasse, iria bem no exame


3.Futuro do Presente - Enuncia um fato que pode ocorrer num momento futuro em relação ao atual.

Por exemplo:
Quando ele vier à loja, levará as encomendas.


Já no modo imperativo, temos 2 tempos verbais:
1.Afirmativo

Por exemplo:
Coma toda a comida




2.Negativo

Por exemplo:
Não coma toda a comida

Pelo modo imperativo expressar ordem, ninguém dá ordem a si mesmo, logo, não existe conjugação verbal na 1º pessoa neste modo.


FORMAS NOMINAIS:
Os verbos apresentam 3 formas nominais:
1.infinitivo
2.gerúndio
3.particípio

1.Infinitivo: expressa um verbo sem sua conjugação, ou seja, o verbo que está na frase e que não está conjugado é chamado de verbo no infinitivo. 

Por exemplo:
Ele vai comprar todos os móveis


2.Gerúndio: expressa ações que ainda estão em andamento, ou simplesmente uma ação que está sendo feita no mesmo momento que a outra, para dar assim a ideia de indefinido.

Por exemplo:
Ele está comprando todos os móveis


3.Particípio: expressa ações que já foram concluídas.

Por exemplo:
Ele havia comprado todos os móveis


Exemplos de verbos nas formas nominais:
INFINITIVO
GERÚNDIO
PARTICÍPIO
Vamos comprar livros
Estou comprando livros
Eu havia comprado livros
Eles vão comer seu bolo
Eles estão comendo o bolo
Eles haviam comido o bolo
Ela vai trazer a caneta
Ela está trazendo a caneta
Ela havia trazido a caneta

Note que as frases utilizando o verbo nas formas nominais ele apresenta-se através de locuções verbais. Mas, o que é locução verbal?

Locução verbal é expressão formada por mais de um verbo: verbo auxiliar + verbo principal.

Os elementos da locução não se separam:

Exemplos:
a)Vamos comprar livros
        Verbo    +     Verbo
        auxiliar        principal(infinitivo)

Vamos é o verbo auxiliar
Comprar é o verbo principal na forma nominal do infinitivo

O verbo auxiliar é conjugado e o verbo principal fica numa das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.


b)Estou comprando livros
       Verbo    +     Verbo
      auxiliar        principal(gerúndio)

Estou é o verbo auxiliar
Comprando é o verbo principal na forma nominal do gerúndio


c)Eu havia comprado livros
               Verbo    +     Verbo
              auxiliar        principal(particípio)

Havia é o verbo auxiliar
Comprado é o verbo principal na forma nominal do particípio



Tabela com as conjugações verbais em todos os modos verbais e formas nominais.

1º conjugação: verbos terminados em AR

FORMAS NOMINAIS:

INFINITIVO:
GERÚNDIO:
PARTICÍPIO:
Andar
Andando
andado

MODO INDICATIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO PERFEITO
eu ando
eu andava
eu andei
tu andas
tu andavas
tu andaste
ele anda
ele andava
ele andou
nós andamos
nós andávamos
nós andamos
vós andais
vós andáveis
vós andastes
eles andam
eles andavam
eles andaram

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
eu andara
eu andarei
eu andaria
tu andaras
tu andarás
tu andarias
ele andara
ele andará
ele andaria
nós andáramos
nós andaremos
nós andaríamos
vós andáreis
vós andareis
vós andaríeis
eles andaram
eles andarão
eles andariam


MODO SUBJUNTIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
que eu ande
se eu andasse
quando eu andar
que tu Andes
se tu andasses
quando tu andares
que ele ande
se ele andasse
quando ele andar
que nós andemos
se nós andássemos
quando nós andarmos
que vós andeis
se vós andásseis
quando vós andardes
que eles andem
se eles andassem
quando eles andarem

NEGATIVO
-
Não anda tu
Não ande ele
Não andemos nós
Não andai vós
Não andem eles
MODO IMPERATIVO:
AFIRMATIVO
 -
anda tu
ande ele
andemos nós
andai vós
andem eles







2º conjugação: verbos terminados em ER

FORMAS NOMINAIS:

VERBO:
GERÚNDIO:
PARTICÍPIO:
Correr
Correndo
corrido
MODO INDICATIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO PERFEITO
eu corro
eu corria
eu corri
tu corres
tu corrias
tu correste
ele corre
ele corria
ele correu
nós corremos
nós corríamos
nós corremos
vós correis
vós corríeis
vós correstes
eles correm
eles corriam
eles correram



PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
eu correra
eu correrei
eu correria
tu correras
tu correrás
tu correrias
ele correra
ele correrá
ele correria
nós corrêramos
nós correremos
nós correríamos
vós corrêreis
vós correreis
vós correríeis
eles correram
eles correrão
eles correriam


MODO SUBJUNTIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
que eu corra
se eu corresse
quando eu correr
que tu corras
se tu corresses
quando tu correres
que ele corra
se ele corresse
quando ele correr
que nós corramos
se nós corrêssemos
quando nós corrermos
que vós corrais
se vós corrêsseis
quando vós correrdes
que eles corram
se eles corressem
quando eles correrem











MODO IMPERATIVO

AFIRMATIVO
corre tu
corra ele
corramos nós
correi vós
corram eles
NEGATIVO
Não corre tu
Não corra ele
Não corramos nós
Não correi vós
Não corram eles











3º conjugação: verbos terminados em IR
FORMAS NOMINAIS: 
VERBO:
GERÚNDIO:
PARTICÍPIO:
Dirigir
Dirigindo
dirigido
MODO INDICATIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO PERFEITO
eu dirijo
eu dirigia
eu dirigi
tu diriges
tu dirigias
tu dirigiste
ele dirige
ele dirigia
ele dirigiu
nós dirigimos
nós dirigíamos
nós dirigimos
vós dirigis
vós dirigíeis
vós dirigistes
eles dirigem
eles dirigiam
eles dirigiram

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
eu dirigira
eu dirigirei
eu dirigiria
tu dirigiras
tu dirigirás
tu dirigirias
ele dirigira
ele dirigirá
ele dirigiria
nós dirigíramos
nós dirigiremos
nós dirigiríamos
vós dirigíreis
vós dirigireis
vós dirigiríeis
eles dirigiram
eles dirigirão
eles dirigiriam

MODOSUBJUNTIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
dirija
Dirigisse
dirigir
dirijas
Dirigisses
dirigires
dirija
Dirigisse
dirigir
dirijamos
Dirigíssemos
dirigirmos
Dirijais
Dirigísseis
dirigirdes
Dirijam
Dirigissem
dirigirem

NEGATIVO
-
Não dirige tu
Não dirija ele
Não dirijamos nós
Não dirigi vós
Não dirijam eles
MODO IMPERATIVO:
AFIRMATIVO
-
dirige tu
dirija ele
dirijamos nós
dirigi vós
dirijam eles




Um comentário:

  1. obrigado gostei muinto desse site mais eu queria saber como se classifica o modo verbal

    <3

    ResponderExcluir

Comente sempre!